ELO!
ELO!
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CARREGANDO AS MACAS

CARREGANDO AS MACAS
Margarete Oliveira Rocha
abr. 1 - 4 min de leitura
000

Quando penso em carregadores de maca, tenho aquela visão da guerra, de soldados conduzindo uma maca estreita, correndo e carregando os feridos para serem cuidados, ou ainda, de um campo de futebol, quando um jogador se machuca e entram os carregadores de maca para conduzi-lo para fora da área de jogo para ser atendido.

No livro de Lucas 5:17-26 vemos a história de um paralítico que foi carregado em uma maca. Seus amigos o levaram para ver Jesus, mas chegando na porta da casa, não puderam entrar por conta da multidão que ali estava. Movidos pelo grande desejo de ver o amigo curado, não desistiram, subiram no telhado, abriram uma passagem e desceram aquele homem na maca até a presença de Jesus.  

Jesus reconheceu a fé daqueles homens e se voltou ao paralítico - início do versículo 20 diz: “Vendo a fé que eles tinham” (NVI) - naquele momento Jesus vê a fé daqueles amigos, que não mediram esforços para colocá-lo diante dele, pois tinham a certeza de que poderia curar aquela enfermidade.

Temos passado por tempos difíceis!

Estamos atravessando uma crise em diversas áreas em decorrência da pandemia, sofrendo com perdas de pessoas queridas e vendo um cenário sem esperança. O ambiente profissional repleto de desemprego, renegociações salariais e perda de renda.  Todas as empresas de alguma forma estão sendo afetadas, mas para os pequenos empreendedores a dificuldade tem sido maior. Tenho ouvido de muitas empresárias a solidão que sentem ao tentar buscar um caminho ou soluções para seus negócios. Algumas tem relatado angústia, crise de pânico, grande ansiedade, preocupação e crise na fé.

Minha pergunta para você é, a quem você chama quando passa por uma situação difícil, ou ainda, nesse momento que estamos vivendo, você tem para quem mandar uma mensagem e pedir apoio, para que ore com e por você? Seu marido, esposa, pastor ou uma amiga. Quando se está imerso nos problemas da vida, não se tem a visão de uma saída, as vezes falta até fé para clamar e buscar em Deus direção, renovo e paz.

A Bíblia não nos conta o nome desse paralítico, mas conta que ele tinha amigos, esses o carregaram e, mais que isso, emprestaram a fé que eles tinham em Jesus para que ele fosse curado.

Hoje eu tenho a alegria de ter amigas de caminhada, mulheres para quem eu posso ligar e pedir ajuda, partilhar minhas dificuldades e sei que não vão me julgar, mas terão a atitude de orar por mim e, por vezes, já emprestaram a fé para clamar por mim. Amizades como essas são raras. Faço todo o esforço para manter contato com minhas amigas carregadoras de maca.

E descobri que para ter amigas carregadoras de maca preciso ser igual a elas, pronta para acolher e cuidar, ser também uma carregadora de maca. Vai ter épocas que estarei carregando a maca e épocas que eu estarei na maca sendo carregada.

Meu desafio para você é avaliar seus relacionamentos, você tem amigos de caminhada, aqueles para quem pode abrir a situação dos seus negócios, ou ainda, um conselheiro ou um mentor, que esteja à frente de sua caminhada e possa te orientar, à luz dos princípios bíblicos, para soluções e possíveis mudanças em sua vida?

Por fim, você precisa olhar para além de si mesmo e dos seus negócios e talvez carregar a maca de outros.

Não podemos estar só, mais do que networking e cases de sucesso para nos inspirar, precisamos de relacionamentos significativos, que nos encorajem, nos consolem e também nos exortem. Aprendemos em Provérbios 27:17 “como o ferro afia o ferro, assim o amigo afia o outro”.

Precisamos do atrito dos relacionamentos para nos aperfeiçoarmos, para sermos carregados e para carregarmos a maca uns dos outros. Abra-se para esse movimento de Deus em sua vida e dê o primeiro passo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você